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O PERFIL DO EGRESSO DA ENGENHARIA AMBIENTAL: PERSPECTIVAS E APONTAMENTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

PRISCILLA CHANTAL DUARTE SILVA, RICARDO LUIZ PEREZ TEIXEIRA, PALLOMA DA COSTA E SILVA, BIANCA CABRAL CALDEIRA;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[238] 02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências

A busca pela renovação do ensino de Engenharia para o atendimento das inovações da indústria 4.0 tem gerado várias discussões acerca da necessidade de novas metodologias de ensino. As metodologias ativas se mostram como uma estratégia para uma mudança do ensino tradicional. Embora sejam vistas com certa resistência por parte de alguns docentes, os órgãos gestores dos cursos de Engenharia das universidades brasileiras têm estabelecido exigências para acompanhar as novas tendências do mercado. O objetivo deste estudo é avaliar o perfil do egresso do curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública brasileira, aferir as impressões e demandas desse público, bem como investigar se parâmetros das exigências dos conselhos de engenharia estão sendo cumpridos pela universidade em estudo. Os resultados apontam que o perfil do egresso não só traz indícios de como a universidade tem trabalhado as competências e habilidades nos cursos de engenharia, como também indicam as demandas do mercado de trabalho, no cenário nacional atual. Verificou-se também que as metodologias ativas têm um papel importante para se atingir as novas exigências. Conclui-se que a pesquisa do perfil do egresso auxilia a universidade nas tomadas de decisões acerca das possíveis mudanças, quanto ao andamento e desenvolvimento dos cursos de graduação, uma vez que trazem informações sobre as necessidades dos profissionais da área fora da universidade.

Metodologias ativas, Educação em engenharia, Ensino de engenharia
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