Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3707

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROGRAMA GRANDES DESAFIOS PARA A ENGENHARIA - GCSP DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG;

Carmela Maria Polito Braga, Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães, DIMAS ALBERTO GAZOLLA, Luiz Machado, Marcelo Cardoso, Maria Teresa Paulino Aguilar, ROBERTO MÁRCIO DA SILVA, Virginia sampaio teixeira ciminelli;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Apresenta-se a estrutura do Programa Acadêmico Grandes Desafios para a Engenharia (Grand Challenge Schollars Program - GCSP) da Escola de Engenharia da UFMG, vinculado à National Academy of Engineering - NAE. Esse Programa Acadêmico tem uma visão aspiracional de formação de engenheiros preparados para os desafios da Engenharia no século XXI, e é baseado em metodologia integradora, voltada para a formação de competências críticas, com foco em soluções para problemas globais. Ele cria oportunidades para cooperar, bem como desenvolver competência multicultural e multidisciplinar, competência social e comprometimento. Atualmente, os cursos da EEUFMG estão se adaptando para atender às novas diretrizes nacionais para cursos de Engenharia no Brasil, publicadas em janeiro de 2019, e o GCSP pode ser visto como um programa piloto, capaz de transformar a metodologia, a mentalidade e as ferramentas educacionais e tecnológicas que utiliza, em alternativa para todos os cursos de engenharia da UFMG. O Programa iniciou suas atividades na Escola de Engenharia em 2020, definindo critérios para o seu funcionamento, sua organização interna, e iniciando a apresentação do Programa aos estudantes, mesmo com os desafios e limitações impostos pela pandemia de Covid-19. Apresenta-se, também, a primeira iniciativa do Programa em 2020, a Chamada No.01/2020 - Covid-19, de acesso amplo aos estudantes interessados, e as iniciativas propostas para 2021.

GCSP, programa acadêmico, grandes desafios para a engenharia, metodologia integradora, formação de competências.
Voltar