3697
OFICINAS DE ROBÓTICA OFERTADAS PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS: APRENDIZAGEM ATIVA E TECNOLOGIAS VIÁVEIS;
ANA PAULA LIMA DOS SANTOS, MARCOS VIN?CIUS SILVESTRE CARNEIRO, DANIEL SANTOS LOPES, GUSTAVO LOBATO CAMPOS, PATRICK SANTOS DE OLIVEIRA;
COBENGE21
[77] 13. Interação com o ensino fundamental e médio
[287] 13.1. Relato de experiências
É consonante que o ensino possui um papel essencial na preparação dos alunos para o desenvolvimento de competências que atendam ao cenário atual, de grandes e rápidas inovações tecnológicas. No entanto, fatores como vulnerabilidade social, falta de identificação com o curso, desconhecimento da área de estudo e atuação profissional por meio dos discentes são alguns dos problemas encontrados, tanto na relação com o número de evasões, quanto na falta de interesse e motivação. Entendendo que a educação possibilita ampliar as oportunidades de crianças e jovens, é necessário empregar metodologias ativas e tecnologias possíveis e viáveis, despertando os alunos na busca de novos conhecimentos. Nesse contexto, o uso de tecnologias como a plataforma Arduino em conjunto com a robótica educacional, possibilita desenvolver habilidades essenciais para os alunos e profissionais do século XXI, as quais fazem parte da chamada Educação 4.0. A inclusão da robótica no ensino leva o aluno a pensar na essência do problema, promovendo o estudo de conceitos multidisciplinares, explorando a curiosidade e desenvolvendo uma aprendizagem significativa. Portanto, este trabalho apresenta a implementação e os resultados obtidos com a prática de oficinas de robótica de baixo custo desenvolvidas a partir de um projeto de extensão do IFMG campus Formiga, destinadas a alunos da rede pública de ensino fundamental da cidade de Formiga-MG. O objetivo principal foi incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, apresentando-os as inúmeras possibilidades que um ensino na área técnica pode proporcionar, além de trabalhar e desenvolver de forma conjunta habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais.
Extensão. Tecnologias Viáveis. Oficinas de Robótica. Aprendizagem Ativa.