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ANÁLISE QUANTITATIVA DO DESEMPENHO ACADÊMICO DAS TURMAS DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA NO CONTEXTO PRESENCIAL E DA PANDEMIA DE COVID-19;
BRUNO CAVALCANTE MOTA, FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA, SABRINA RODRIGUES GONCALVES;
COBENGE21
[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem
[245] 04.1. Avaliação da aprendizagem de conteúdo
A pandemia de Covid-19 obrigou todos os setores da sociedade a tomarem medidas preventivas. No âmbito da educação, as atividades presenciais ficaram paralisadas, permitindo que o modelo de ensino a distância abrisse caminho para a continuidade do ensino. O objetivo geral deste artigo é analisar quantitativamente o desempenho acadêmico de alunos da disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária da Universidade Federal do Ceará (UFC) e comparar os resultados do ensino presencial (2018 e 2019) e do ensino a distância (2020). Para isso, foram analisadas as notas de projetos e avaliações de forma quantitativa, por meio de parâmetros estatísticos, permitindo a análise do desempenho acadêmico dos discentes. Assim, foi possível observar que as notas do modo presencial ficaram, em sua maioria, abaixo da média adotada pela UFC para aprovação sem avaliação final, enquanto que o modo remoto permitiu que a média final da disciplina para as turmas ofertadas ficasse acima de 7,0. Como hipótese, supõe-se que a diferença percentual se refere a mudança no método de avaliar e na flexibilidade de estudos proporcionada pelo semestre desenvolvido de forma virtual. Contudo, não se pode afirmar que em comparação com o semestre presencial, a melhoria de notas agrega mais conhecimento aos alunos. Portanto, espera-se que os recursos utilizados possam ser utilizados em outros cenários para verificar a eficácia do aprendizado.
Engenharia Civil. Método de avaliação. Notas. Ensino remoto.