Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3691

ENGENHARIA E DESIGN DE INTERESSE SOCIAL: FORMULAÇÃO DE PROJETOS EM CARREIRAS DE ENGENHARIA NO ENSINO À DISTÂNCIA UTILIZANDO DESIGN THINKING;

ARI REIS FRUTUOSO, DAVID ALEJANDRO LAZO V?SQUEZ;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A interdisciplinaridade é fundamental no processo de aprendizagem em carreiras de engenharia. A metodologia de Design Thinking permite desenvolver projetos focados nas necessidades dos usuários, possibilitando a interação entre alunos e a comunidade. Este artigo propõe uma metodologia para a formulação, desenvolvimento e análise de projetos no ensino de engenharia a distância utilizando Design Thinking, integrando engenharia, design e comunidade. Por meio de um estudo de caso na cidade de Taboão da Serra, a metodologia proposta foi utilizada para desenvolver um programa de capacitação para uma cooperativa de reciclagem, seguindo a norma NBR ISO 10015:2020. A principal contribuição deste trabalho é um modelo sistematizado para desenvolver projetos multidisciplinares em carreiras de engenharia, superando as limitações do ensino à distância e exercendo a vantagem de uma comunicação efetiva entre os alunos, o professor-tutor e os usuários.

Design Thinking, Empreendedorismo, Ensino a Distância, Ensino em engenharia, Inovação.
Voltar