Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3689

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG;

Matheus Henrique Araujo Silva, Francis Anthony Cristófaro Warrener, Maria Ângela Cláuver de Lucena;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[246] 04.2. Avaliação de aprendizagem em atividades ou unidades curriculares que desenvolvem competências

São atribuições do profissional de engenharia, dentre outras, o estudo, a consultoria, a orientação técnica e o ensino. O engenheiro utiliza estas competências para encontrar soluções de problemas complexos. Entretanto, para tal, não se requer do profissional apenas habilidades analíticas, mas também sensibilidade para observação das pessoas e questões múltiplas da sociedade, além de conservar uma visão vasta e conjunta de um assunto, integrar as preocupações heterogêneas, saber explicar e convencer tornando-se, então, gestor e técnico. Nesse sentido, o conhecimento adquirido pelos profissionais da engenharia deve ser direcionado não apenas para a solução de problemas relacionados ao ambiente construído, mas também deve considerar a população atendida visando o desenvolvimento social e melhoria de condição de vida dela. Nesse sentido, a forma de ensino da engenharia se mostra decisiva na formação das competências profissionais. Devido à pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19, a comunidade acadêmica começa a enfrentar os desafios para as aulas de graduação no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o ensino de Engenharia precisa se adaptar, a fim de promover metodologias que permitam o desenvolvimento das competências necessárias para o melhor atendimento à população. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar como a disciplina Responsabilidade Social no Exercício de Engenharia, presente na Escola de Engenharia da UFMG, se adaptou ao ERE e se as metodologias implementadas são efetivas no ensino desejado.

Engenharia; ERE; Metodologias ativas; RSEE;
Voltar