Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3686

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PESQUISA COLABORATIVA COM PROFESORES-ENGENHEIROS;

TEREZINHA SEVERINO DA SILVA;

COBENGE21

[74] 10. Formação e capacitação docente

[273] 10.1. Políticas de formação e capacitação docente

Resumo: Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa colaborativa intitulada "Formação continuada de professores-engenheiros: uma pesquisa colaborativa", desenvolvida com docentes dos cursos de engenharia do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, visando contribuir para o seu desenvolvimento profissional. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, tendo como método o Materialismo Histórico-Dialético. O recorte escolhido para esse artigo refere-se à descrição da pesquisa colaborativa utilizada por ter a expectativa de que o conhecimento fosse construído por meio da interação dos sujeitos - participantes e pesquisadora, buscando a reflexão sobre os significados de suas próprias ações. A pesquisa colaborativa, por meio das atividades presenciais e a distância, nos grupos de reflexões, pôde contribuir para a apreensão de saberes e puderam auxiliar o professor a valorizar o pensamento do outro, propiciando ambientes de discussão, de autonomia e de respeito mútuo e os mesmos compreenderam que o desenvolvimento da reflexão é necessário, o que pode promover mudança em sua prática docente.

Formação de professores. Pesquisa colaborativa. Desenvolvimento profissional docente.
Voltar