3678
ENSINO REMOTO E PESQUISA CIENTÍFICA: IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA TÊXTIL DA UFRN;
ANDREZA BERNARDES DA SILVA, MACIELLY SILVA BORGES, I?DA LET?CIA DE SOUZA FERREIRA, LUCAS GOMES MIRANDA BISPO;
Arquivo não encontrado
COBENGE21
[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia
[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto da pandemia causado pela COVID-19 no curso de pós-graduação em Engenharia Têxtil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para isso, foram elaborados dois questionários e coletados os dados dos alunos com ingresso nas turmas dos anos 2019, 2020 e 2021; e do coordenador do curso. As análises e as interpretações dos dados foram realizadas de modo qualitativo. Como resultado, notou-se que há uma predominância do gênero feminino no curso, a maioria proveniente do estado do Rio Grande do Norte, enquanto que a idade é bem diversificada, sendo que boa parte estão abaixo dos 30 anos. Dentre as principais dificuldades encontradas nas aulas remotas, foram relatadas a adaptação e falta de concentração, metodologias pouco atrativas e problemas de conexão com a internet. No que tange a pesquisa científica, a produção diminuiu e muitos foram afetados, principalmente no atraso de qualificação/defesa e obtenção e caracterização de materiais. Os dados obtidos são de suma importância para a análise do impacto gerado e através disso ser possível buscar meios para minimizar os prejuízos causados.
Pandemia. Impacto na Educação. Aulas remotas. Pesquisa Científica.