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UMA ABORDAGEM QUANTITIVA DO TEMA DE SUSTENTABILIDADE APRESENTADAS NO COBENGE NO PERÍODO DE 2010 A 2020;
RONALDO FLORENCIO DA SILVA JUNIOR, LUIZ EDUARDO SOUSA SENA, ATHUS IGOR CASTRO HOLANDA, MARCOS SILVIO BORGES INETE, GUSTAVO LISBOA NEGR?O, MARIA DE FATIMA MENDES LEAL;
O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) é um dos maiores eventos sobre o ensino de engenharia do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), anualmente desde 1973. Este artigo apresentará um panorama do que se publicou sobre o tema sustentabilidade, uma das subáreas do evento, nos últimos 10 anos. Foram analisados 46 artigos entre 2010 e 2020, exceto o ano de 2013 e 2015 por indisponibilidade dos anais no site da ABENGE. Os resultados mostram que o ano de 2014 (9) e 2020 (7) foram os que mais houveram publicações sobre o tema sustentabilidade; as instituições que mais desenvolveram artigos sobre a temática foi a UFPA (4), USP (4) e o CEFET-MG (4), todas possuem programas de pós-graduação em desenvolvimento sustentável e/ou meio ambiente; através da nuvem de palavras se constatou que os termos mais utilizados foram: engenharia, educação, desenvolvimento, ensino e sustentabilidade, o que já era esperado se tratando do maior evento de ensino do país; por meio do modelo Triple Bottom Line foi possível demonstrar que os trabalhos seguiam pelo menos um dos três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico; das regiões brasileiras a que mais desenvolveu estudos sobre o tema foi a região sudeste, representando sozinha 45,7% dos trabalhos publicados no evento sobre sustentabilidade. Com base nos resultados foi possível destacar o valor e a contribuição do congresso para impulsionar o debate sobre a engenharia sustentável, formação cidadã e responsabilidade social e institucional.
Sustentabilidade. Educação. COBENGE