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ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO APRENDIZADO BASEADO EM JOGOS NO CONTEXTO REMOTO: O CASO DA DISCPLINA DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DA INFRESTRUTURA VIÁRIA;
BRUNO CAVALCANTE MOTA, SABRINA RODRIGUES GONCALVES, FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA, JAIR CARVALHO FREIRE, EVANILSON DE LIMA SIQUEIRA;
No contexto ensino-aprendizagem de engenharias, tem surgido cada vez mais debates que questionam os modelos tradicionais e meramente expositivos de ensino. Debates acerca do protagonismo do estudante nas aulas e a motivação dos discentes se tornam ainda mais relevantes no contexto provocado pela pandemia da COVID-19. Com a suspensão das aulas presenciais, professores e alunos foram obrigados a migrar para plataformas online, dando prosseguimento as atividades didáticas através do ensino remoto. No centro desses debates, tem-se a ascensão de diversas metodologias de ensino que buscam envolver os estudantes, colocando-os como protagonistas do aprendizado. Nessa linha, destaca-se neste trabalho a Aprendizagem Baseada em Jogos, metodologia referente ao uso do poder de motivação e entretenimento de jogos voltada para o ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compartilhar uma aplicação da estratégia pedagógica de aprendizagem baseada em jogos e avaliar sua contribuição em uma turma da disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária (PCIV) ofertada no modelo totalmente remoto em 2020. Para a aplicação dos jogos foi utilizada a ferramenta kahoot de aplicação de testes rápidos de múltipla escolha acerca do conteúdo visto na disciplina. Os resultados reforçam a percepção positiva dos estudantes acerca da metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos uma vez que os discentes consideraram os jogos divertidos e que as atividades contribuíram para consolidar os assuntos vistos nas aulas.
Ensino Remoto. Aprendizagem Baseada em Jogos. Engenharia Civil