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ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PET-ELÉTRICA UFPB COMO FORMA DE APROXIMAR E ACOLHER OS ESTUDANTES INGRESSANTES AO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO;

Ítalo César Araújo Ferreira, Miguel Marques Ferreira, Rafael Senna Benatti, Mariana Marques Ferreira, Nady Rocha;

COBENGE21

[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos

[258] 06.4. Acompanhamento dos estudantes e tutoria

Diante do crescente número de matriculados nos cursos de graduação das instituições públicas e privadas de ensino superior brasileiras, a desigualdade existente entre o número de alunos ingressantes e formandos revela a problemática da evasão dos alunos de graduação. Problemas como a falta de associação entre conhecimentos teóricos e práticos e o desprovimento de perspectiva profissional são problemas que contribuem para o aumento dos índices de desistências nos cursos de nível superior. Para mais, atrelado aos problemas citados, o cenário pandêmico durante os anos de 2020 e 2021 contribuiu de forma indiscutível para o afastamento entre o corpo discente e o ambiente universitário. Visto isso, neste trabalho busca-se analisar a estratégia utilizada pelo grupo PET-Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a realização de quatro atividades de ensino e extensão como forma de melhor acolher e auxiliar a permanência dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis da UFPB, após avaliação dos dados obtidos por meio de questionários de satisfação online.

Evasão Escolar. Plataformas Digitais de Ensino. Programa de Educação Tutorial - PET. Pandemia.
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