3664
Ferramentas computacionais para a educação a distância e a realidade educacional no período pandêmico do Covid-19 no Brasil;
ISAC VINICIUS MACIEL, PEDRO DE SOUZA MATTIOLI, PRISCILLA CHANTAL DUARTE SILVA, WAGNER CIPRIANO DA SILVA;
COBENGE21
[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia
[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
O ensino a distância é uma modalidade de ensino que, durante muito tempo, tem sido uma alternativa para os estudantes, principalmente, para àqueles que não têm condições de frequentar a graduação no formato presencial por diversos fatores como: condições financeiras insuficientes; morar em regiões afastadas da cidade; ter filhos; motivos de trabalho, entre outros. Além disso, com a chegada do período pandêmico do COVID-19 no país, ela se tornou a principal alternativa não só para atender as urgências, mas também para o prosseguimento das atividades e conteúdo do ensino presencial, tornando necessária a adaptação e reformulação das práticas educativas neste contexto. Diante disso, para favorecer o aprendizado desses estudantes, as instituições de ensino utilizam várias ferramentas computacionais que auxiliam o acesso e permanência nos cursos ofertados, bem como um melhor aproveitamento dos conteúdos propostos. Este estudo tem como objetivo analisar algumas ferramentas computacionais utilizadas para o ensino a distância, citando as plataformas digitais e destacando suas vantagens e desvantagens, além de avaliar a efetividade e relevância de cada recurso empregado. Utiliza-se o método tipo survey, a partir da aplicação da técnica de um questionário estruturado, direcionado aos estudantes, com o intuito de avaliar a qualidade do ensino a distância do ponto de vista deles. Os resultados apontam que ensino a distância é muito procurado por alunos, principalmente no contexto da pandemia, porém esta modalidade possui diversas falhas, especialmente no que se refere as ferramentas computacionais e no mau uso dessas. Portanto, conclui-se que o EaD tem uma capacidade enorme de crescimento, porém ainda não correspondeu a todas as expectativas que se espera, dificultando o processo de evolução desta modalidade
Ensino a distância; ferramentas computacionais; plataformas digitais; COVID-19.