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Artigo


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Desenvolvimento de Processos Fermentativos e Análise Sensorial no Ensino de Engenharia Química: Uma experiência no ensino remoto;

Madrith Sthel Costa Duarte, Margarete Aparecida Pereira;

COBENGE21

[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia

[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

o presente trabalho investigou a aplicação de práticas de ensino com o intuito de perceber a aceitação e aprendizagem dos estudantes. Foram utilizadas aulas formais expositivas referentes aos temas de bioquímica aplicada a fenômenos de fermentação e lançado o desafio aos estudantes de desenvolvimento de um processo fermentativo com recursos caseiros. Os processos selecionados foram: cerveja, cachaça, vinho, iogurte, queijo e pão. Os grupos de no máximo seis estudantes se reúnem remotamente e desenvolvem algum dos processos selecionados, criam POPs (procedimentos operacionais padrão) e elaboram um plano de aplicação em escala. As variáveis dos processos são investigadas pelos estudantes a fim de ampliar a formação do engenheiro tirando-os do lugar de conhecimentos fragmentados para uma formação por competências. Os processos realizados pelos estudantes em suas residências se mostrou eficaz do ponto de vista da aprendizagem assim como o estudo de análise sensorial que se mostrou eficaz com aplicação de produtos caseiros de baixo custo com substituição ao comparado com análises realizadas em laboratório com soluções adequadas.

Fermentação. Análise Sensorial. Ensino Remoto
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