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Ética e Projeto de Engenharia: algumas reflexões em torno da formação em Engenharia Civil;

Mauricio Leonardo Aguilar Molina;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[239] 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso

O crescimento populacional demanda soluções sustentáveis perante necessidades como energia, água, saneamento e infraestrutura. Por outro lado, o crescimento das atividades extrativistas de alto risco ambiental aumenta o risco de catástrofes em obras como barragens, usinas nucleares, viadutos ou prédios, com custos sociais, ambientais e financeiros. Isso tem suscitado discussões sobre o papel dos engenheiros e as consequências das suas ações. Diferentes instrumentos normativos incorporam a responsabilidade do engenheiro através do conceito de Ética Profissional - o conjunto de princípios ou padrões que pautam a conduta profissional no cotidiano da prática da engenharia. A formação dos engenheiros civis envolve rigor científico e técnico, mas escassa discussão de questões sociais, políticas ou éticas. Os códigos de ética descrevem preceitos que norteiam o exercício da profissão, mas são omissos quanto à definição do próprio conceito ou de qualquer estrutura útil para pensar objetivos de aprendizagem da Ética e da responsabilidade profissional. A Ética vem ganhando importância significativa nos últimos anos. No entanto, isso parece não se refletir na formação dos futuros engenheiros, a partir de uma revisão de uma amostra currículos de cursos de Engenharia Civil no Brasil. Enquanto grande parte deles aborda a Ética e o Projeto através de disciplinas isoladas, poucos tratam esses assuntos de maneira transversal, por meio de abordagens teórico-conceituais. É necessário sensibilizar os futuros engenheiros sobre questões inerentes à atividade profissional através de padrões de conduta que desenvolvam sua capacidade de julgamento perante diversos dilemas éticos-morais que surgem entre objetivos conflitantes, muitas vezes sob grandes pressões financeiras ou políticas.

Ética, Projeto de Engenharia, Ensino, Currículo
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