3656
O USO DE REALIDADE VIRTUAL E LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA;
DIANA MARIA PEREIRA CAIRES, PEDRO WALLASSY TAVEIROS DAS CHAGAS, WISLAYNE SOUZA ALVES, MATEUS FELIPE MARQUES DE OLIVEIRA;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Os constantes avanços tecnológicos têm permitido o desenvolvimento de novas metodologias de ensino no ramo da engenharia, mais especificamente, no que diz respeito à prática laboratorial, de vital importância na formação técnica do engenheiro. Nesse sentido, novas alternativas têm se mostrado viáveis, dentre as quais pode-se citar a utilização de laboratórios virtuais, seja em complementação ou mesmo em detrimento dos laboratórios reais. Neste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica associada à utilização de laboratórios virtuais nos cursos de graduação em engenharia. Além disso, coletaram-se informações de estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas acerca do conhecimento e da intenção de uso de laboratórios virtuais. Observou-se que a utilização de laboratórios virtuais apresenta inúmeras vantagens associadas à formação teórico-prática do engenheiro, outrossim, a pesquisa realizada revelou que 80,4 % dos estudantes de Engenharia Civil gostariam de utilizar laboratórios virtuais durante a graduação.
Laboratórios virtuais. Realidade Virtual. Engenharia.