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PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: PROPOSTA DE COMPONENTE CURRICULAR PARA O IFMS - CAMPUS AQUIDAUANA;

MARIA FERNANDA ROMERO DA SILVEIRA, VIN?CIUS APARECIDO REIS DE ANDRADE, LUAN MATHEUS MOREIRA;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

No Curso Superior em Engenharia Civil do IFMS - Campus Aquidauana constatou-se uma elevada taxa de retenção principalmente nas unidades curriculares relacionadas ao Cálculo Diferencial e Integral. Após investigação na literatura observou-se que a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem que colocam no estudante de forma ativa no processo tem gerado melhores indicadores de aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenhar uma proposta de componente curricular focalizada aos estudantes que estão cursando a unidade curricular de Cálculo Diferencial e Integral I, respaldando-se a práxis pedagógica no Pensamento Computacional. A proposta foi desenvolvida e espera-se verificar sua efetividade em uma avaliação de impacto no futuro.

Letramento Computacional. Ensino-aprendizagem. Evasão.
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