Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3651

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA PARA QUALIFICAÇÃO E PREPARAÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO PARA CURSAR ENGENHARIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA;

Edson Cordeiro do Valle, Alberto Bastos do Canto Filho, Roberto Petry Homrich, Luiz Tiarajú dos Reis Loureiro, Dionatan Rafael Argenta de Queiroz, Laura Gonçalves Patricio, Marcello Reis Severo, Romeu Longo Malinski, Daniel Santana Ribeiro Martins, Caio Henrique Grazzi Bertini Belle, Enzo Victor Zucchetti Pietta;

COBENGE21

[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos

[256] 06.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social

Devido à pandemia causada pelo COVID-19, muitas universidades tiveram mudanças significativas em seus calendários acadêmicos. No caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o ingresso dos alunos por concurso vestibular acabou sendo atrasado, ou até mesmo suspenso. Assim, muitos estudantes de ensino médio acabaram tendo seu ingresso nas universidades atrasados até uma nova definição dos calendários dos concursos. Além disso, muitos alunos com previsão de início das aulas no segundo semestre de 2020 tiveram o início das aulas atrasados, ficando com tempo ocioso enquanto o calendário acadêmico do segundo semestre era organizado. Nesse contexto, foi desenvolvida, através de atividade de extensão, uma proposta pedagógica preparatória, denominada PreparaEng. O objetivo da ação foi preparar os alunos de ensino médio, candidatos aos cursos de Engenharia, e ingressantes, que aguardavam o início das aulas, aos conteúdos dos primeiros semestres das engenharias. A preparação foi realizada por meio de uma competição de conhecimentos por equipes realizadas no mês de dezembro de 2020. A competição teve a duração de 16 dias, de forma 100% virtual, e contou com a participação de professores orientadores e com a participação de 20 alunos veteranos dos cursos de engenharia, que foram responsáveis por elaborar e conduzir as atividades ao longo dos dias de evento e também por orientar e auxiliar os alunos, conforme as necessidades. A atividade foi realizada em grupos, visto que um dos objetivos do projeto é integrar os alunos, possibilitando, assim, que houvesse uma troca de conhecimento e de experiências, visando o aumento da motivação dos alunos e, portanto, tentar reduzir, posteriormente, os índices de evasão da universidade. Após o encerramento do projeto de extensão, foram coletadas as opiniões dos participantes através de avaliações eletrônicas. Os resultados obtidos foram positivos, visto que muitos afirmaram ter aprendido muito ao longo das atividades e se sentiam mais motivados. Como sugestões para trabalhos futuros, tem-se a transformação da atividade em um evento permanente da Escola de Engenharia assim como treinar equipes organizadoras de outras unidades acadêmicas da universidade.

Extensão. Ensino médio. Calouros. Competição.
Voltar