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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE DISTORÇÃO HARMÔNICA TOTAL: METODOLOGIA ATIVA EM ELETRÔNICA ANALÓGICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19;
WENDLER LUIS NOGUEIRA MATOS, ROBERTO MENEZES RODRIGUES, THIAGO CARVALHO DOS SANTOS, KALIL BRITO SOUZA DE ALMEIDA, PABLO HENRIQUE LISBOA CALDAS;
COBENGE21
[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)
[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)
Devido ao grande número de disciplinas abordadas, os alunos dos cursos das áreas das ciências aplicadas, como a engenharia elétrica, costumam ter dificuldade em assimilar os tópicos mais importantes. Entre os recursos facilitadores estão as aulas laboratoriais, onde o aluno pode confrontar e vivenciar os conceitos teóricos na prática. Atualmente, as aulas estão sendo realizadas remotamente devido à pandemia da COVID-19. Isso impõe um grande desafio à qualidade da formação dos alunos. Uma alternativa viável e principalmente adequada à realidade atual é a utilização de simuladores computacionais. Em disciplinas como a eletrônica analógica, os simuladores podem ser utilizados como ferramenta de metodologia ativa, possibilitando a consolidação do conhecimento de forma prática e bem estruturada que estimula a criatividade dos alunos, como se estivessem em um laboratório real. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência na execução de um projeto educacional envolvendo o conceito de Total Harmonic Distortion (THD) - Distorção Harmônica Total em circuitos eletrônicos, durante a disciplina de eletrônica analógica 2, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em particular, busca avaliar a importância da utilização de softwares de simulação como ferramenta de metodologia ativa em tempos de contato social restrito, como é o caso atualmente vivenciado.
Amplificadores, Distorção Harmônica Total, Eletrônica Analógica, Filtros, Metodologia de Ensino