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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO PADRINHOS NO PERÍODO LETIVO SUPLEMENTAR DA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO - AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE INGRESSANTE;

Paloma Silva de Melo, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Manoela Pessoa, Sânya Albuquerque de Araújo, Thays Marques Ferreira;

COBENGE21

[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos

[255] 06.1. Perfil do ingressante

O artigo apresenta um estudo da trajetória dos ingressantes da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco no Período Letivo Suplementar (PLS). Através da viabilização do Projeto Padrinhos foi possível realizar o estudo que objetiva identificar aspectos avaliados pelo estudante ingressante caracterizadores de seu desempenho acadêmico durante o PLS. De caráter exploratório, a pesquisa contemplou o uso de um formulário, que foi disponibilizado de forma online por meio da plataforma 'Google Forms'. Participaram 91 ingressantes que optaram por matricular-se nas disciplinas ofertadas pelos respectivos cursos de engenharia. As questões que mobilizaram o formulário foram estruturadas em 5 categorias: dados pessoais, disciplinas cursadas, comunicação, adaptação e aproveitamento. Como resultados: 29 ingressantes correspondem ao sexo feminino, enquanto 62 são do sexo masculino; em relação as disciplinas cursadas, obteve-se que 64 ingressantes efetivaram matrícula no mínimo em 4 disciplinas; observa-se ainda que 53 ingressantes registraram uma comunicação eficaz com a turma e os docentes; e que 51 ingressantes avaliaram positivamente a adaptação ao estilo das aula remotas; em conformidade ao aproveitamento acadêmico, 45 ingressantes conceituaram de modo satisfatório as disciplinas vivenciadas e 59 ingressantes avaliaram de forma proveitosa as disciplinas cursadas. Mesmo com o pioneirismo e a particularidade do PLS, esse estudo indica um aproveitamento satisfatório do período letivo, apesar de considerado como desafiador. Quanto a viabilização do Projeto Padrinhos em um contexto de distanciamento físico, a coordenação constata sua relevância por canalizar esforços dos veteranos envolvidos em garantir o acolhimento, a integração e a orientação ao ingressante.

Acolhimento. Desempenho acadêmico. Ingressantes. Integração. Período Letivo Suplementar.
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