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Artigo


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CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE TÚNEL DE VENTO E AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA AULAS PRÁTICAS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS;

ARTHUR GOMES DA SILVA VILARONGA, IGOR MELO GUIMAR?ES, RENATA VELASQUES MENEZES, WYLLIANE LUSTOSA VIERA;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Os túneis de vento podem ser utilizados dentro de projetos e atividades que simulem uma didática menos tradicional, servindo como suporte para o desenvolvimento de aulas práticas, já que o Ministério da Educação defende a utilização de metodologias cada vez mais inovadoras, como o ensino mediante projetos acadêmicos. Portanto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de túnel de vento em escala reduzida, de modo que fique disposto para conciliação com os conceitos abordados em sala no decorrer do ensino da componente curricular Mecânica dos Fluidos na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, e avaliar se o desenvolvimento de aulas práticas contribui para uma forma de aprendizagem mais didática nesta componente curricular. Para isto, após a pesquisa para uma aproximação com o tema, iniciou o processo de desenvolvimento do protótipo, com detalhamento de suas partes individuais no software de desenvolvimento computacional, SolidWorks, versão de 2017, para posterior montagem. Após a finalização do desenho, o protótipo físico foi montado a partir de peças de MDF, colas instantâneas, e uma caixa de acrílico utilizada como seção de testes. Com a construção do protótipo, para reforçar a importância de se ter um túnel de vento equipando os laboratórios da instituição, foi feita uma entrevista quantitativa e qualitativa, avaliando a relevância de aulas práticas dentro da Mecânica dos Fluidos. Foi percebido que para uma melhor aprendizagem da componente, é relevante a utilização do túnel de vento, onde os discentes podem assimilar melhor alguns temas como o estudo da camada limite, as características do escoamento e desperte o senso de criatividade nos alunos através da observação destes fenômenos. A disponibilização do equipamento também permitirá o desenvolvimento de projetos que se relacionem com aerodinâmica, conforto térmico, melhorias em protótipos.

Metodologias ativas, engenharia, dinâmica de fluidos, aerodinâmica.
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