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ATIVIDADES DISCENTES NA PANDEMIA: ESTUDO DE CASO EM UM PEQUENO GRUPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO;

Yago Costa Roberto, Flávio Henrique Cal Júnior, João Victor karlburger, Fabiana Ramos Andrade Serra;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente artigo mostra como as atividades educacionais no ensino superior sofreram mudanças devido à pandemia causada pelo coronavírus, no ano de 2020. No cenário atual às atividades acadêmicas presencias estão suspensas em todo o país, atingindo milhões de estudantes. E com as regras do distanciamento social, alunos e professores tiveram que se reinventar, vencendo desafios diários para cumprir seus propósitos, aprendendo a usar tecnologias e ferramentas já existentes, mas até então, pouco conhecidas pela comunidade acadêmica. Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), as aulas foram suspensas no dia 17 de março do ano de 2020, e um período letivo especial (PLE) totalmente à distância teve início em 24 de agosto do mesmo ano. No decorrer do artigo será apresentada uma pesquisa online elaborada pelos autores e aplicada em alguns alunos da UFOP, tratando assuntos como as dificuldades enfrentadas, pontos negativos e positivos do PLE, e se participariam de outro curso à distância. Foi observado que, apesar dos pontos negativos, para a maioria dos alunos o PLE foi eficiente e fariam novamente outras disciplinas à distância. Devido à incerteza do que se esperar no ambiente presencial acadêmico, a educação à distância pode se tornar comum nos próximos meses ou anos nas universidades e escolas do nosso país, e o modo como acontecem as aulas e atividades possa talvez nunca voltar como era antes.

Ensino a distância, pandemia, dificuldades enfrentadas, pesquisa online
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