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Artigo


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PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA ACERCA DO LIVRO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL;

LINO MARCOS DA SILVA, ANDRESSA DA SILVA LINO, GEIDA MARIA CAVALCANTI DE SOUSA;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

O livro didático é um importante instrumento no processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina. Em particular, na disciplina Cálculo Diferencial e Integral, este instrumento tem grande relevância por ser um importante interlocutor entre o conteúdo da disciplina e o aluno. Contudo, sabe-se que a escolha dos livros didáticos é, em geral, realizada apenas sob a ótica do professor da disciplina. Dessa maneira, é possível que elementos valorizados pelos discentes e que contribuem efetivamente com sua aprendizagem não estejam sendo considerados nos livros de cálculo adotados nos cursos de engenharia, deixando assim de cumprir o seu papel. Neste trabalho, utilizou-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualiquantitativo, cuja investigação pretendeu analisar um fato social, o uso do livro didático de Cálculo adotado nos cursos de engenharia, com vistas a elaborar um panorama do livro na visão dos alunos que cursaram a disciplina numa Universidade Federal. Os principais resultados obtidos apontam que o livro de cálculo pode ter uma influência direta na aprovação dos alunos na disciplina, que a clareza da linguagem utilizada pelos autores é um elemento muito relevante para o aprendizado dos alunos e que estes sugerem melhorias na linguagem, na quantidade de exemplos, de exercícios contextualizados, de exercícios resolvidos e de respostas aos exercícios propostos nos livros-texto.

Ensino de Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Livro Didático.
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