Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3633

ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS BIM DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;

Rubens Saraiva Barbosa Filho, Francisca Thais Ribeiro Sousa, Joyce Lopes Rolim, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[239] 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso

A indústria da Construção Civil, em geral, está passando por transformações e avanços no que se refere às metodologias utilizadas nas diferentes fases da vida útil de um edifício. O aumento da demanda por BIM nas empresas por meio de várias estratégias de implementação leva a uma escassez de profissionais qualificados com habilidades em BIM (SACKS; BARACK, 2010). Ainda segundo Sacks e Barack, a menos que o BIM seja introduzido fundamentalmente no currículo dos cursos de engenharia, os engenheiros civis formados irão para o mercado de trabalho sem as competências fundamentais para uma indústria avançada. Nessas circunstâncias, podemos perceber um mercado cada vez mais exigente no que diz respeito às competências de um profissional que trabalha com BIM. As competências em BIM são divididas em três áreas principais: gerencial, administrativa e funcional, abrangendo temas como liderança e planejamento estratégico, finanças e gestão de fluxos de trabalho e equipes (SUCCAR; SHER, 2014). O presente estudo aborda a seguinte questão: 'Na percepção dos egressos do curso de Engenharia Civil de uma determinada Universidade, suas competências relacionadas ao BIM foram suficientemente desenvolvidas durante o período de graduação?'. A questão foi levantada pelo Escritório de Projetos Integrados de Engenharia (EPE), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que tem por objetivo aproximar a metodologia BIM e a comunidade acadêmica. Com o objetivo de selecionar as competências BIM mais relevantes para o profissional a serem abordadas na pesquisa, foi realizada uma vasta revisão bibliográfica em Planos Pedagógicos, Livros, Artigos, Revistas e modelos de competências desenvolvidos por empresas da Construção Civil.

BIM, Competências, Engenharia Civil
Voltar