3631
O LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA.;
RODRIGO BOEING ALTHOF, TIAGO GIURIATTI, JO?O BOSCO DA MOTA ALVES;
A formação dos estudantes de Engenharia deve também fazer uso de metodologias inovadoras que ultrapassam o treinamento puramente técnico e tradicional. Nesta acepção, o presente artigo tem por objetivo avaliar as contribuições das disciplinas de Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI) nos cursos de graduação em engenharia no Centro Universitário Sociesc de Blumenau, e quais as competências complementares necessárias aos estudantes de engenharia na formação de um sujeito ético, crítico, reflexivo, transformador e humanizado. O estudo busca a reflexão sobre as competências apontadas como essenciais para o século XXI (soft skills), desde a conceituação destas competências até sua relevância no processo formativo de professores. A utilização das metodologias ativas, como o LAI e uso das tecnologias podem ser um componente tático de inovação das práticas pedagógicas, direcionando a formação da identidade dos alunos de modo a desenvolver as habilidades e competências necessárias para os desafios sociais e profissionais aos quais estarão expostos.
Ensino de engenharia. Soft Skills. Metodologias ativas.