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Artigo


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EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTUFA AGRICOLA COMO DEMANDAS DA EXTENSÃO;

Elias Antunes dos Santos, Marinez Cargnin-Stieler, SERGIO CAMARGO;

COBENGE21

[71] 07. Curricularização da Extensão

[261] 07.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade

Relata-se a construção de uma estufa agrícola como uma atividade prática e extensionista com o intuito também de que os alunos estejam no centro da aprendizagem, com pensamento livre, capacidade crítica, vocação inovadora e empreendedora, interação física com pares. A ideia inicial foi oferecer condições mais apropriadas para ocorrer a aprendizagem e incentivar os alunos matriculados nas disciplinas de Física do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Prof. Eugênio Carlos Stieler em Tangará da Serra. O ensino-aprendizagem exige um constante repensar sobre como ensinar para que os alunos tenham prazer com o aprendizado e sintam-se desafiados em adquirir conhecimentos, consciência crítica e social para melhor viver em sociedade. As Novas DCNs das engenharias estimulam o uso de metodologias que favoreçam a aprendizagem ativa, como forma de promover uma educação mais centrada no aluno. Os documentos analisados foram os relatórios, as entrevistas, as imagens e as observações fornecidas pelos professores que acompanharam as ações e a apresentação pública do trabalho. As ações foram avaliadas positivamente, elencaram o aprendizado, o conhecimento, o trabalho em grupo a integração e apoio. O olhar dos alunos foi de admiração, contentamento e sentiram-se realizados pela capacidade que adquiriram em planejar, projetar, orçar e executar a obra envolvendo a construção de uma estufa.

Ensino-aprendizagem. Aprendizagem ativa. Consciência crítica e social
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