Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3628

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE CINÉTICA E REATORES QUÍMICOS;

Pedro Santana de Castro, Adriana Paula Ferreira Palhares;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

As metodologias ativas de ensino desempenham um importante papel de contraponto ao modelo de ensino baseado em aulas expositivas e um contexto no qual o estudante muitas vezes é quase um observador do processo de ensino aprendizagem. Com o objetivo de colocar o aluno no centro desse processo de aprendizagem, as metodologias ativas configuram uma alternativa que estimula um aprendizado desafiador, prático e contextualizado. Desta forma, este trabalho teve como objetivo a aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Cinética e Reatores Químicos, aplicado em turma do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos. A ABP é um metodologia que consiste na utilização de situações-problemas que simulam atuações reais do profissional de modo a motivar e direcionar o estudante por um processo de aprendizagem baseado em uma dinâmica de trabalho colaborativa, contextualizada e multidisciplinar. Além dos aspectos de melhoria do processo de aprendizagem, este trabalho encontra motivação na necessidade de adequação às novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) da Engenharia por parte dos cursos de ensino superior. As novas DCNs, lançadas em 2019, procuram trazer mudanças no formato de ensino e direcionar quais habilidades são importantes para a atual formação de profissionais na engenharia, adequando às novas exigências da atualidade. Para o desenvolvimento deste trabalho foram criadas situações-problemas que simularam cenários reais da indústria envolvendo reatores catalíticos heterogêneos com queda de pressão e adotou-se a formação de grupos pelo método MBTI. O trabalho também propôs a avaliação do aprendizado no processo de aplicação da ABP no contexto da engenharia. A disciplina foi ministrada no formato de ensino não presencial emergencial por conta da pandemia da Covid-19. Os resultados da experiência mostraram-se positivos, onde os grupos desenvolveram resultados consistentes e atingiram os objetivos de aprendizagem para o tópico estudado, bem como consolidaram os conceitos cognitivos trabalhados ao longo de toda a disciplina, verificados pelo desempenho bastante satisfatório nas avaliações propostas. Além dos aspectos de ensino, notou-se o desenvolvimento dos alunos em habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança, autocrítica e avaliação interpares.

Aprendizagem baseada em problemas; cinética e reatores químicos; metodologias ativas; formação de grupos
Voltar