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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO BÁSICO, ADAPTAÇÃO ACADÊMICA E AUTOEFICÁCIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA;

Cristiane Maria Barra da Matta, Eduardo Nadaleto da Matta, Marcelo Marques Gomes, Daniel Kashiwamura Scheffer;

COBENGE21

[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos

[255] 06.1. Perfil do ingressante

As dificuldades inerentes do início da vida acadêmica de um curso de Engenharia e da transição da adolescência à vida jovem adulta podem desfavorecer a adaptação universitária, assim como algumas das características intrapessoais, por exemplo, as crenças de autoeficácia. O estudo avaliou a relação entre conhecimento básico, demonstrado pelo desempenho no vestibular, características sociodemográficas, adaptação acadêmica e autoeficácia. Utilizou-se o Questionário de Dados Sociodemográficos, o de Vivência Acadêmica - reduzido (QVA-r) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS), assim como as notas dos alunos no concurso vestibular. Participaram do estudo 334 ingressantes do curso de engenharia de uma instituição privada, majoritariamente do sexo masculino, com idade média de 18,3 anos. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a deficiência no conhecimento básico está relacionada com os fatores socioeconômicos, e essa pode desfavorecer as crenças de autoeficácia, dificultando a adaptação ao ensino superior e o sucesso acadêmico. A rede de apoio composta por amigos, familiares e professores é o caminho para reduzir parcialmente os efeitos negativos da deficiência do conhecimento básico.

Adaptação acadêmica. Autoeficácia. Vestibular. Conhecimento básico. Ensino Superior.
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