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APLICAÇÃO DE ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA EM ENGENHARIA CIVIL: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE TEORIA DAS ESTRUTURAS;
ELIEDSON RAFAEL DE CARVALHO, ?LVARO MELLO LIMA, JO?O PEDRO SOARES NETO, GEORGE LUCAS DOS SANTOS, EVERTON ALBERTO BARBOSA FERREIRA;
Este artigo tem como objetivo exibir os resultados obtidos na atividade aplicada na disciplina de Teoria das Estruturas II do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, com base nas concepções de Aprendizagem Baseada em Problema - ABP como estratégia metodológica durante as aulas no período de ensino remoto emergencial. Em sua integridade, a organização da atividade se dividiu em três estágios: materiais e equipamentos, modelagem do problema e análise das reações. A atividade consistiu em analisar uma estrutura real realizando a observação de seus elementos, peso próprio e dimensões. Consequentemente, os estudantes foram designados a modelar a estrutura, elaborando o seu arranjo representativo com os devidos componentes em cada local específico. Desta maneira, os discentes utilizaram conceitos de cálculo estrutural abordados na disciplina de teoria das estruturas II para a obtenção das reações de apoio do arquétipo por meio de dois métodos distintos: Método dos Deslocamentos e Processo de Cross. Em seguida, o mesmo modelo foi analisado, para fins de comparação, no Ftool, software de análise estrutural de protótipos de projetos executivos profissionais. Por fim, pode ser afirmado que a análise das respostas da atividade de ABP proporcionou resultados satisfatórios, visto que os discentes resolveram a situação problema proposta, analisando a estrutura real, realizando os cálculos e desenvolvendo o comparativo com o software, através do processo prático de ensino-aprendizagem do objeto de estudo.
Aprendizagem baseada em problema. Engenharia civil. Teoria das estruturas.