Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3626

APLICAÇÃO DE ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA EM ENGENHARIA CIVIL: EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE TEORIA DAS ESTRUTURAS;

ELIEDSON RAFAEL DE CARVALHO, ?LVARO MELLO LIMA, JO?O PEDRO SOARES NETO, GEORGE LUCAS DOS SANTOS, EVERTON ALBERTO BARBOSA FERREIRA;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este artigo tem como objetivo exibir os resultados obtidos na atividade aplicada na disciplina de Teoria das Estruturas II do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, com base nas concepções de Aprendizagem Baseada em Problema - ABP como estratégia metodológica durante as aulas no período de ensino remoto emergencial. Em sua integridade, a organização da atividade se dividiu em três estágios: materiais e equipamentos, modelagem do problema e análise das reações. A atividade consistiu em analisar uma estrutura real realizando a observação de seus elementos, peso próprio e dimensões. Consequentemente, os estudantes foram designados a modelar a estrutura, elaborando o seu arranjo representativo com os devidos componentes em cada local específico. Desta maneira, os discentes utilizaram conceitos de cálculo estrutural abordados na disciplina de teoria das estruturas II para a obtenção das reações de apoio do arquétipo por meio de dois métodos distintos: Método dos Deslocamentos e Processo de Cross. Em seguida, o mesmo modelo foi analisado, para fins de comparação, no Ftool, software de análise estrutural de protótipos de projetos executivos profissionais. Por fim, pode ser afirmado que a análise das respostas da atividade de ABP proporcionou resultados satisfatórios, visto que os discentes resolveram a situação problema proposta, analisando a estrutura real, realizando os cálculos e desenvolvendo o comparativo com o software, através do processo prático de ensino-aprendizagem do objeto de estudo.

Aprendizagem baseada em problema. Engenharia civil. Teoria das estruturas.
Voltar