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INOVAÇÃO EDUCATIVA NA INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: POTENCIALIZANDO AÇÕES DE EXTENSÃO E FORTALECENDO ATUAÇÕES MULTIDISCIPLINARES E MULTISETORIAIS;

Letícia Gabrielle Barbosa de Oliveira, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Maria Karoline Pedrosa de Andrade, Márcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo;

COBENGE21

[72] 08. Programas especiais

[268] 08.6. Programas de internacionalização e dupla diplomação

No cenário atual, a educação passa por uma atualização, através da ressignificação de programas e estratégias desenvolvidas no interior das instituições de ensino. Essa inovação sugere mudanças atitudinais e comportamentais que caracterizam uma determinada cultura e se concretizam através da implantação de novos projetos, programas, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, entre outros. A Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI) é uma instituição favorável à inovação educacional, centrada na formação de profissionais reflexivos, críticos e cidadãos capazes de atender às demandas da sociedade. Ofertando excelência educacional na formação de engenheiros e físicos, contribuiu com o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste do Brasil. Nesse contexto, o objetivo desse estudo, é analisar as ações de internacionalização desenvolvidas na POLI, identificando, através de uma pesquisa-ação, como potencializar as interações multidisciplinares e multisetoriais desenvolvidas nos últimos dois anos a fim de servir de base para o planejamento de novas ações integradoras e sustentáveis no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa universitária. Trata-se da descrição metodológica de diagnóstico da situação atual da assessoria de relações internacionais da POLI - ARI@POLI, onde através da consulta com a comunidade escolar, representantes de setores e coordenação, foram colocadas em prática ações para promover a internacionalização dentro da IES. Desse modo, com a metodologia aplicada, foi possível observar a importância da interação, comunicação e consulta reflexiva permanente dos vários setores envolvidos, tendo como motivação o registro e produção de programas, projetos, vídeos, artigos e reestruturação de mídias sociais que pudessem estabelecer mecanismos de apoio mutuo e aprendizado a partir do serviço e da extensão. O estudo revelou ainda que, as ações desenvolvidas também favoreceram a aplicação de práticas humanizadoras e tecnológicas que incentivou a melhor capacitação e experiencia, não apenas dos alunos em mobilidade, mas para outros professores e alunos da instituição que começaram a interagir com os intercambistas e elaborar produtos e artigos com impacto internacional.

Internacionalização. Aprendizado a partir do serviço, Extensão. Comunicação e apoio mútuo
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