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EXTENSÃO PETIANA VOLTADA PARA A INICIAÇÃO TECNOLÓGICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO;
RONAN MARCELO MARTINS, LUAN DIAS RODRIGUES, GABRIEL FELIX DA SILVA, JO?O PEDRO CUNHA DOS SANTOS;
COBENGE21
[77] 13. Interação com o ensino fundamental e médio
[288] 13.2. Formas de despertar vocações
O presente trabalho é o resultado de uma das extensões executadas pelo PET AutoNet no contexto dos estudantes do ensino básico, compreendendo escolas Estaduais, e com os objetivos de despertar vocações e de contribuir para a iniciação tecnológica bem como para o itinerário formativo "formação técnica e profissional" da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Além disso, a extensão buscou estimular o público-alvo pelas áreas das Engenharias e suas tecnologias. Com estes propósitos, o artigo descreve a metodologia utilizada baseando-se em dois projetos de iniciação tecnológica. O primeiro projeto é denominado de "Oficina de Hardware". O primeiro problema dessa oficina é fazer o acionamento de uma lâmpada, representada por um díodo emissor de luz (led), por chave e pelo sensor LDR e, a solução é a montagem de dois circuitos eletroeletrônicos com uso amplificador operacional LM324. A oficina não é apenas a montagem do circuito eletrônico, é introduzido também noções teóricas envolvendo a Lei de Ohm, associação série e paralela de resistores, funcionamento do díodo emissor de luz (led), cálculo da resistência em série com o led, interpretação da curva característica (IxV) do led. Já o segundo projeto "Oficina de Programação Aplicada" está relacionado com a programação de aplicação no controle de um semáforo e no acionamento de uma lâmpada, porém, a solução do problema é por meio da programação do microcontrolador Arduino. Ao final da extensão, é notória a motivação dos estudantes, muito graças a metodologia empregada que coloca os estudantes como protagonistas da aprendizagem.
Iniciação Tecnológica; Programação Aplicada; Circuitos Eletroeletrônicos; Ensino Básico; Extensão Universitária.