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ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS NO ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTOS, TIPOS, AÇÕES E PROGRAMAS;
GUSTAVO ROSSI MARTINS, RAMON DE ANGELI CESCONETTO, ROSANE BODART SOARES, PAULO JOS? MELLO MENEG?Z;
COBENGE21
[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
[259] 06.5. Reorientação profissional, programa de vivências acadêmicas, programa para identificação do destino dos egressos
O SINAES foi instituído como instrumento de avaliação externa das Instituições de Ensino Superior no Brasil, estabelecendo o acompanhamento do aluno egresso como um dos aspectos a ser verificado nas políticas de autoavaliação institucional. Tal acompanhamento representa uma fonte de informação importante para que os gestores destas instituições tracem o perfil dos seus ex-alunos inseridos no mercado de trabalho, os acompanhem e avaliem periodicamente os processos de ensino-aprendizagem dos cursos que ofertam. Este artigo apresenta os mecanismos de captação e avaliação das informações que estão sendo adotadas pelas Instituições de Ensino Superior Brasileiras sobre seus egressos e as ações que estão sendo realizadas a partir dos dados coletados. As informações foram obtidas a partir de consultas aos sítios eletrônicos de 119 instituições de ensino públicas brasileiras. Em particular, analisa como a UFES tem estabelecido sua interação com os ex-alunos e a compara com as práticas adotadas por outras Instituições de Ensino Superior. A partir da análise da diversidade de instrumentos encontrados, tanto na sua forma, como na temática abordada bem como das ações produzidas, este trabalho selecionou aquelas práticas consideradas bem-sucedidas no âmbito dos programas de acompanhamento de egressos. Elas são tomadas como exemplos que podem ser seguidos ou avaliados e adaptados às realidades particulares de cada Instituição de Ensino Superior brasileira em sua política de autoavaliação.
Autoavaliação institucional. Acompanhamento de egressos. Instrumentos de monitoramento.
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