Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3618

ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA METROLOGIA INDUSTRIAL;

Fabiana Rodrigues Leta, Caio Brandão da Costa;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Durante a pandemia do COVID-19, foi necessário pensar em novas estratégias para superar os desafios do ensino remoto de Metrologia Industrial. A inovação já estava presente nesta disciplina, onde as práticas laboratoriais estavam gravadas em vídeos. Porém foram necessárias adequações, envolvendo o processo de avaliação e a metodologia de ensino. Assim, foram desenvolvidas atividades de avaliação contínua que envolveram o conceito de sala de aula invertida. Para atingir os objtivos do curso estimulou-se a reflexão de exemplos práticos reais, relacionados ao cotidiano dos alunos e a projetos acadêmicos. Os alunos tiveram ainda que desenvolver experimentos de avaliação da conformidade de forma caseira, criando alternativas a procedimentos realizados em laboratórios. Os resultados positivos obtidos demonstram que parte destas estratégias deverão permanecer no retorno do ensino presencial.

Metrologia Industrial, Ensino Remoto, Aprendizado por Projeto, Avaliação Contínua
Voltar