3617
Aplicação de metodologias de aprendizagem ativa em um curso de Engenharia Elétrica durante a pandemia da COVID-19: sala de aula invertida, gamificação e PBL;
JHENNIFER FREITAS DOS SANTOS, BENDICT KATUKULA TSHOOMBE, WELLINGTON DA SILVA FONSECA;
Este artigo é de natureza qualitativa e quantitativa e apresenta a perspectiva dos alunos quanto ao plano de ensino adotado na disciplina de materiais elétricos do curso de Engenharia Elétrica no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde a coleta desses relatos ocorreu por meio de questionário aplicado no final da matéria. Foram utilizadas metodologias como sala de aula invertida vinculada à gamificação, além de simulações computacionais. Os recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades propostas foram videoaulas compartilhadas previamente com os alunos, aplicando assim os conceitos de sala de aula invertida, a plataforma Kahoot, que permitiu a criação de um quiz para a gamificação das atividades e o uso de um software de simulação eletromagnética para aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Além disso, este estudo também destaca o potencial desse modelo de ensino e mostra que a aplicação dessas metodologias são válidas e amenizam alguns problemas enfrentados pelos alunos durante o período de pandemia ocasionado pela COVID-19.
sala de aula invertida, gamificação, simulação, PBL, Kahoot.