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Artigo


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Desenvolvimento de uma Mesa X-Y Didática para Ensino Multidisciplinar em Engenharia Mecatrônica;

Douglas Daniel Sampaio Santana, Newton Maruyama, Celso Massatoshi Furukawa;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[243] 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

Este artigo descreve um sistema didático em desenvolvimento para o ensino multidisciplinar em Engenharia Mecatrônica, envolvendo as áreas de Projeto Mecânico, Programação, Sistemas Embarcados, Sistemas de Tempo Real e Controle. Trata-se de um sistema cartesiano X-Y acionada por servomotores CC e controlado por microcontroladores de elevado poder computacional, o que permite a configuração por software de diferentes experimentos, conexão em rede e operação remota. Neste trabalho, foca-se na modelagem dinâmica detalhada e passo-a-passo do sistema, que poderá posteriormente ser trabalhado em disciplinas mais avançadas. A modelagem usa uma abordagem híbrida para controle de velocidade e posição e são apresentados resultados de simulações. Distúrbios de torque também foram incluídos e o sistema provou ser bastante robusto.

ensino multidisciplinar, Engenharia Mecatrônica, instrumentação virtual, modelagem e controle
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