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Ensino do Cálculo nas Engenharias: Simultaneidade do ensino do Cálculo e matemática básica.;
TELMA CRISITNA PIMENTA DE FREITAS;
Sabe-se que as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral apresentam problemas no processo de ensino aprendizagem, com elevadas taxas de evasão e reprovação. Dentre os problemas, a falta de conhecimento de matemática básica tem se mostrado relevante e recorrente.
Este artigo apresenta a proposta de simultaneidade no ensino do Cálculo e da matemática básica, com o propósito de mitigar os problemas de falta de desenvoltura algébrica dos alunos. A pesquisa, realizada em uma faculdade particular, mensurou a desenvoltura algébrica de uma turma de primeiro período de engenharia, em matemática básica, antes e depois de um grupo de estudo no qual a matemática básica era ensinada simultaneamente ao Cálculo. Os resultados indicaram um progresso muito significativo na formação dos estudantes, além da afiliação dos alunos à Instituição.
Cálculo Diferencial e Integral, Ensino do Cálculo, Reprovação em Cálculo.