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Ensino do Cálculo nas Engenharias: Simultaneidade do ensino do Cálculo e matemática básica.;

TELMA CRISITNA PIMENTA DE FREITAS;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Sabe-se que as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral apresentam problemas no processo de ensino aprendizagem, com elevadas taxas de evasão e reprovação. Dentre os problemas, a falta de conhecimento de matemática básica tem se mostrado relevante e recorrente. Este artigo apresenta a proposta de simultaneidade no ensino do Cálculo e da matemática básica, com o propósito de mitigar os problemas de falta de desenvoltura algébrica dos alunos. A pesquisa, realizada em uma faculdade particular, mensurou a desenvoltura algébrica de uma turma de primeiro período de engenharia, em matemática básica, antes e depois de um grupo de estudo no qual a matemática básica era ensinada simultaneamente ao Cálculo. Os resultados indicaram um progresso muito significativo na formação dos estudantes, além da afiliação dos alunos à Instituição.

Cálculo Diferencial e Integral, Ensino do Cálculo, Reprovação em Cálculo.
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