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O PANORAMA DAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS RELATIVAS AO PRÉ-CÁLCULO E CÁLCULO I NO IFNMG - CAMPUS MONTES CLAROS;
?LLEN CAROLINE COSTA SANTA ROSA, DANIEL LEITE MESQUITA DA SILVA, ANDR? VIN?CIUS MENDES BARROS, TATIANE REIS DO AMARAL, NEILA MARCELLE GUALBERTO LEITE;
COBENGE21
[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
[257] 06.3. Retenção e evasão
Muitos alunos ingressam no ensino superior com expressivas lacunas em relação ao conhecimento matemático (GOMES 2012). Percebe-se que muitos conceitos foram compreendidos de forma equivocada, o que dificulta e, às vezes, impede a apropriação de novos conhecimentos. O Cálculo Diferencial e Integral são disciplinas com alto índice de reprovação nos cursos do IFNMG-Campus Montes Claros, assim como em várias instituições. O baixo rendimento nessas disciplinas acabam causando um desânimo nos discentes levando, muitas vezes, à evasão do curso. A falta de base em matemática elementar contribui expressivamente com esse cenário. Baseado no exposto, faz-se necessário o desenvolvimento de projetos e programas que visem o combate à repetência e evasão nessas disciplinas, visando colaborar com a permanência e êxito do aluno no curso, além de estabelecer conhecimentos sólidos de base matemática para seu sucesso no curso. Neste trabalho, apresentamos um panorama geral do curso de Pré-Cálculo seguido da disciplina Cálculo I ANP, ofertada aos ingressantes nos cursos de Engenharias e Ciência da Computação do IFNMG-Campus Montes Claros em 2020, bem como uma breve análise do desenvolvimento do ensino e seus resultados. Refletimos, ainda, sobre novos caminhos a seguir no intuito de melhorar as próximas ofertas desta disciplina.
Ensino. Atividades não presenciais. Cálculo. Matemática básica.