Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3595

APRENDIZAGEM POR PROJETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL E AERONÁUTICA;

Sueli Sampaio Damin Custódio, Christopher Shneider Cerqueira;

COBENGE21

[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia

[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O artigo apresenta um estudo de caso de aplicação das metodologias ativas de Ensino Baseado em Projetos e seus desafios no cenário de pandemia nos cursos de Graduação em Engenharia Aeronáutica (AER) e Aeroespacial (AESP). Os estudantes, organizados em subgrupos aprenderam a lidar com diferentes assuntos, tais como Cubesats, Green Aviation, Airship, All Eletric e CityAirbus e tiveram a oportunidade de ter experiências de práticas profissionais, desenvolvimento autônomo para a solução de problemas, e aprimoramento da habilidade de trabalho em grupo. Com a pandemia de COVID-19 em 2020, restrições de interação social demandaram uma mudança nas atividades programadas, com a transição das apresentações e dos cursos presenciais para o ambiente virtual (e-learning). Como resultado, o uso de metodologias ativas aponta para uma melhor integração de disciplinas nos cursos de graduação de Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica.

Aprendizado Baseado em Projetos. Ensino de Engenharia. Métodos de Ensino. Trabalho em Equipe
Voltar