3593
Análise do impacto de um minicurso de matemática básica para a graduação em engenharia;
ANA MARTA SOUZA, ANA TERESA TAVEIRA BACHUR, ARTHUR BARBOSA GOMES, DANIEL DIAS BARBOSA, T?SSIO DE FARIAS GOMES;
COBENGE21
[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
[256] 06.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social
O presente artigo visa avaliar os impactos da aplicação de um curso de matemática básica no desempenho dos estudantes de disciplinas de ciências exatas, principalmente para os cursos de engenharia. Estudou-se características que seriam relevantes no desempenho dos alunos, como o tipo de formação básica, se houve apoio de cursos pré-vestibulares, o desempenho desses tanto no curso em si, quanto nas disciplinas às quais estão matriculados. Os dados apresentados foram dispostos de forma a identificar os principais empecilhos para um bom desenvolvimento em matérias associadas à matemática. Os resultados apontaram uma discrepância entre os alunos oriundos de escolas públicas e particulares. Mesmo assim, a maioria dos alunos relataram certa melhora com relação à matemática e à confiança em relação à disciplina.
Curso de matemática básica, Influência no aprendizado, Desempenho de alunos em ciências exatas.
Voltar