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PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E ENGENHARIA ACERCA DE CONCEPÇÕES NÃO CIENTÍFICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM ARRANJOS TEÓRICO-EXPERIMENTAIS;
THAIANA CATARINA MELO DE OLIVEIRA, MARIANA EDUARDA FERREIRA XAVIER, WILKER VICTOR DA SILVA AZEV?DO;
COBENGE21
[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem
[246] 04.2. Avaliação de aprendizagem em atividades ou unidades curriculares que desenvolvem competências
A persistência de algumas concepções não científicas em estudantes ao redor de todo o mundo provoca questionamentos acerca da origem destas concepções, trazendo à tona a necessidade de estudar sobre o papel dos professores de circuitos elétricos e a relação entre a abordagem didática convencional e a constância de determinadas concepções. Dessa forma, o presente trabalho objetiva, através de um questionário aplicado a quatro professores que ensinam circuitos elétricos em diversas turmas do ensino médio/técnico e/ou superior, estudar o conhecimento dos professores acerca da existência e persistência de algumas concepções não científicas entre os seus alunos, com o intuito de cooperar com o estado da arte e tornar os docentes mais conscientes da existência das múltiplas concepções não científicas, para que estes possam propor abordagens mais diversificadas e ativas com a finalidade de sanar a persistência destas concepções. Como resultados, observou-se que os docentes apresentam certo conhecimento da existência de algumas concepções não científicas, porém não citam diretamente ao longo do questionário nenhum dos modelos abordados, evidenciando assim, que há a possibilidade de eles presenciarem no dia-a-dia a existência de pensamentos comuns entre os alunos, contudo sem associá-los a determinado modelo de concepção não científica. Ademais, foi possível visualizar uma carência na junção dos ensinos teórico e prático, sendo esta motivada por uma possível lacuna na formação dos docentes relacionada ao ensino convencional.
Concepções não científicas. Circuitos elétricos. Professores.