3586
UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EM SOFT E HARD SKILLS;
RICHARDSON BRUNO CARLOS ARA?JO, LUCIANA TORRES CORREIA DE MELLO;
COBENGE21
[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências
[238] 02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências
O processo formativo do ensino em engenharia precisou ser reestruturado a fim
de que os profissionais atuem conforme as necessidades do mercado de trabalho e da
sociedade. Assim, a Resolução CNE/CES nº2, de 24 de abril de 2019, institui Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia, as quais
promovem mudanças, ao comparar-se com as anteriores. Dentre estas, a concepção do
currículo por competências é um dos pontos mais inovadores. Assim, este trabalho
propõe uma classificação das competências listadas nas DCNs em hard e soft skills. Pois
com a necessidade imposta no ambiente universitário, na qual a transmissão de
conhecimentos técnicos é suplantada pelo desenvolvimento de competências, habilidades
e atitudes que formem cidadão-engenheiros, é relevante a classificação consoante aos
registros da literatura que elucidam a necessidade de o indivíduo possuir soft skills e hard
skills para conseguir um lugar de destaque no mercado. Para isso, são utilizadas a
pesquisa documental, seguida da pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos, com uso
da técnica de análise cruzada das informações resulta que das 24 competências gerais
esperadas do egresso em Engenharia: nove são categorizadas como hard skills e as
outras 15 competências classificam-se em soft skills, mediante a literatura consultada.
Assim, são hard skills aplicação de conceitos de gestão, verificação e validação de
modelos por meio de técnicas adequadas. E são classificadas como soft skills habilidades
como o desenvolver sensibilidade global nas organizações e realizar avaliação crítico-
reflexiva dos impactos das soluções em engenharia nos contextos social, legal,
econômico e ambiental.
Competências. Habilidades. Perfil do egresso. Hard skills. Soft skills.