Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3584

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO;

Luciana Torres Correia de Mello, Richardson Bruno Carlos Araújo;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

A pandemia do Coronavírus impôs mudanças em todos os âmbitos da sociedade. Assim, a educação, em todos os seus níveis, passou por diversos decretos que, em um primeiro momento, suspendeu as atividades presenciais e, posteriormente foram retomadas na modalidade remota. Dessa forma, os docentes, discentes e ambientes de ensino passaram por uma série de obstáculos a fim de conciliar a urgência de implantação do período, a ausência de planos de contingência e uma realidade pandêmica. Nesse contexto, este artigo, de abordagem qualitativa, apresenta um relato de experiência do ensino remoto em uma disciplina do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com foco no plano de curso de um componente curricular e aspectos vivenciados no período. Para isso são apresentadas as diferenças entre Educação à Distância, ensino remoto, variáveis de planejamento e metodologias para o ensino remoto. O relato detalha o planejamento e execução da disciplina, explanando sobre a preparação, o plano de curso, ferramentas de ensino utilizadas, bibliotecas virtuais, métodos avaliativos, momentos síncronos e assíncronos. Os aspectos positivos da experiência foram a ausência de trancamentos, realização de visita técnica online e a praticidade de correção de provas e tarefas no sistema institucional. Em contrapartida, as principais dificuldades foram a sobrecarga de trabalho ao docente, a dificuldade inicial de adaptação com a ausência de quadros para ilustrar as explicações e principalmente a redução de participação dos alunos no decorrer das semanas, principalmente pelo microfone.

Ensino Remoto. Relato de experiência. Planejamento de aula.
Voltar