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Artigo


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ANÁLISE DO IMPACTO DO PROGRAMA ENG200 NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL PARA MUDANÇAS EDUCACIONAIS;

Alessandro Fernandes Moreira, Karine Fernandes Brandão, Ana Paula Pereira Theobald, Hanna Rodrigues, Maria Luiza Coelho Rodrigues, Karenina Favoreto Pessi;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[239] 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso

Este trabalho apresenta a análise do impacto do Programa de Inovação para Educação em Engenharia (Programa ENG200), criado em 2012 para construir um ambiente favorável para mudanças educacionais na Escola de Engenharia da UFMG (EEUFMG). A partir do o conceito de impacto, definido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como "efeitos de longo-prazo, positivos ou negativos, primários ou secundários, produzidos por uma intervenção de desenvolvimento, direta ou indiretamente, intencional ou involuntariamente", realizou-se uma pesquisa com discentes e servidores docentes e técnicos-administrativos da EEUFMG, por meio de formulários virtuais, com o objetivo de mensurar os impactos específicos de três projetos do Programa ENG200 (Engenharia Recebe, Projeto Desafio de Introdução à Engenharia e Ruptura UFMG), além dos impactos gerais do Programa. Os dados coletados a partir desses formulários são discutidos neste trabalho, buscando envolver todo o contexto que guiou o Programa em seus anos de atuação, bem como correlacionar essa atuação com a inovação, o protagonismo estudantil e as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) das Engenharias, norteadores do Programa ENG200.

Inovação e Empreendedorismo; Atividades Acadêmicas Complementares; Eventos de Educação; Inovação na Educação em Engenharia.
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