3578
PROGRAMA DE ACOLHIMENTO AO ESTUDANTE INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19;
CASSIA SOUZA GUERREIRO, CRISTIANE PESS?A DA CUNHA, DANIELA DE CASTRO SILVA, JO?O FRANCISCO MAZARIOLLI;
COBENGE21
[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
[258] 06.4. Acompanhamento dos estudantes e tutoria
O presente relato aborda a experiência de quatro propostas que constituem o Programa de Acolhimento ao estudante ingressante no ensino superior, considerando a necessidade em acolher o aluno ingressante e facilitar a sua adaptação em uma Instituição Pública Federal, que oferta cursos em seis áreas de Engenharia. As quatro propostas são: Projeto Novo Aconselhamento; Plantão de Orientação Educacional; Plantão de Acolhimento; e uma Disciplina obrigatória que já era ofertada, denominada Colóquios (FND-01) e que agora, diante das peculiaridades impostas pela pandemia, passa a ter um caráter integrador mais amplo. O Programa de Acolhimento foi implementado e referendado pela comunidade acadêmica da Instituição, que indicou viabilidade e continuidade da proposta. A experiência está revelando a importância da estratégia como uma forma de apoiar a adaptação e a integração ao ensino superior, diante dos desafios vividos pelos alunos ingressantes. Objetivamos que o espaço acadêmico se torne um ambiente positivamente desafiador e propício para o desenvolvimento de habilidades diversas, cada vez mais, requeridas na formação do engenheiro.
Educação Superior; integração acadêmica; adaptação ao ensino superior