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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREESCREVENDO A DISCIPLINA DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA USANDO ABORDAGEM DE ENSINO POR COMPETÊNCIAS;

Evandro André Konopatzki, Cristiane Lionço de Oliveira, Ismael Burgardt;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A partir da publicação da Resolução Nº 02/2019 as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) das engenharias receberam nova orientação. Com prazo de 2 anos para sua implantação, o novo texto da Resolução orienta - essencialmente - o ensino por competências e a aprendizagem por metodologias ativas. Este artigo apresenta a metodologia utilizada para reescrever a disciplina de Energia e Eficiência Energética (EEE) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Medianeira sob o aspecto de ensino-aprendizagem. A metodologia aportou a escrita das competências dessa unidade curricular através da utilização de Temas de Estudos (TEs), Resultados de Aprendizagem (RAs) e Identificadores de Desempenho (IDs). Todos construídos a partir do conjunto de saberes que a disciplina deve oferecer e do perfil do egresso que o curso deseja formar. Os resultados mostram os TEs definidos para que os discentes construam os saberes indicados nos RAs. Também apresentam IDs para o docente acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos discentes e conseguir intervir no processo a fim de orientá-los a alcançarem seus potenciais acadêmicos. A conclusão desse estudo aponta adoção de novas técnicas de ensino-aprendizagem voltadas à formação dos saberes que simulam a vida real e são ampliados em relação ao ensino conteudista, buscando inserir um profissional tão capaz quanto compatível com a realidade do mercado de trabalho atual.

Diretrizes curriculares nacionais, Engenharias, Ensino por competência, Saber-agir, Saber-fazer, Saber-ser.
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