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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO MULHERES EM STEM²D E A IMPLEMENTAÇÃO DE OFICINAS EXPERIMENTAIS: METODOLOGIAS ADAPTADAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19;

Sophia Rodrigues Laranja, Thais Cardoso de Oliveira, Natália JOdas, Sueli Sampaio Damin Custódio, Lara Kühl Teles, Maria Margareth Da Silva, Leila Ribeiro dos Santos, Fernanda de Andrade Pereira, Izabela Batista Henriques, Monica Mitiko Soares Matsumoto, Karla Donato Fook, Cristiane Aparecida Martins;

COBENGE21

[77] 13. Interação com o ensino fundamental e médio

[287] 13.1. Relato de experiências

Desde a inserção da mulher no mercado de trabalho e seu acesso à educação, a sociedade passou por mudanças que ainda estão em andamento. As carreiras em áreas exatas, particularmente, em ciências, tecnologia, matemática, manufatura e design (STEM²D, Science, Technology, Engineering, Mathematics, Manufacturing, and Design) são, ainda, predominadas por homens. Devido à forte noção social de que existem carreiras "mais adequadas", a depender do gênero, a vida profissional de jovens no ensino básico é bastante influenciada pelo papel social e não somente por sua afinidade com determinada área. O projeto "Mulheres em STEM²D", objetiva incentivar o interesse de meninas que cursam o Ensino Básico em áreas de exatas. Este interesse é gerado por meio de atividades coordenadas por professoras, pesquisadoras e estudantes (graduação e pós-graduação) como uma forma de engajar o público-alvo mencionado. Dividido em frentes que contemplam a integração da comunidade interna e externa, o projeto está estruturado em subgrupos que atuam em categorias diversas, como gestão organizacional, marketing, rede, eventos, produção de textos, mentorias, cursos de programação, projetos de bioengenharia e oficinas experimentais. No entanto, com a pandemia de Covid-19 em 2020, restrições no convívio social comprometeram tais atividades. Assim, o projeto reinventou-se para continuar cumprindo seu objetivo, com a transição de aplicações de oficinas e cursos presenciais para o meio virtual. Neste trabalho, utilizou-se a frente de oficinais como prova de conceito e estudo de caso quanto à eficácia da transição do ensino presencial para o a distância, resultando na expansão da acessibilidade aos conteúdos desenvolvidos.

Projeto Mulheres em STEM²D. Oficinas. Ensino Básico.
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