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DEFLEXÃO DE VIGAS E EIXOS POR ESTUDO ANALÍTICO, NUMÉRICO E EMPÍRICO PAUTADO NA INTERDISIPLINARIDADE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA;
CRISTIAN COMIN, ADABIEL OLEONE DA SILVA, JOCELAINE CARGNELUTTI, VANDERLEI GALINA;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[243] 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
A formação em engenharia demanda uma capacidade de promover a interdisciplinaridade, de modo a oferecer aos estudantes a competência de resolver problemas. Desse modo, a formação de profissionais qualificados, capazes de transcender os seus conhecimentos teóricos em situações práticas para a resolução de problemas é um dos maiores desafios das academias. O presente artigo tem por característica o uso de diferentes áreas de conhecimento da engenharia civil na avaliação de deflexão de vigas e eixos para pequenas deformações, situação recorrente na engenharia civil estrutural. Desse modo, por meio da solução de uma equação diferencial ordinária linear de segunda ordem, em contraponto com procedimentos experimentais e a modelagem numérica do estudo de caso, foi possível calcular o percentual de erro relativo entre o estudo analítico, numérico e a prática. A análise experimental foi realizada por acadêmicos de engenharia civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo, utilizando ferramentas de baixo custo e corriqueiros de obra, em vigas de madeira e barras de aço, amplamente empregados na engenharia civil, enfatizando a simulação dos conhecimentos técnicos. Observa-se que os resultados foram muito satisfatórios, com erros percentuais muito pequenos e uma bagagem de conhecimento para os membros do trabalho.
Interdisciplinaridade. Deflexão de vigas. Equação Diferencial Ordinária. Cálculo Numérico. Práticas didáticas de ensino em Engenharia.