3569
A UTILIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS DIFERENTES CURSOS DA ESCOLA POLITÉCNICA;
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG, DENIZE REGINA CARNIEL, LUCIA GIRAFFA, THA?SA JACINTHO M?LLER;
Este artigo apresenta as ações formativas organizadas no formato de rodas de conversa com objetivo de criar espaços de interlocução que permitisse o compartilhamento de práticas pedagógicas organizadas/criadas ou adaptadas pelos professores dos diferentes cursos da escola Politécnica de uma Universidade comunitária, onde estão alocados os cursos de Engenharia. Esta estratégia veio complementar os tradicionais espaços formativos organizados no formato de palestras e curso online ofertado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da escola. A experiência resultou na criação de uma rede de interesses e partilhas, por parte dos professores, auxiliando na reflexão acerca da necessidade de inovação no fazer pedagógico tendo como base o contexto atual da cibercultura. As rodas iniciaram antes do contexto pandêmico e, durante estes três semestres de ofertas remotas, criou-se mais um espaço que permitiu aos docentes se encontrarem para partilhar descobertas, dúvidas, angústias e criarem soluções remixadas para utilizarem de forma adaptada para suas disciplinas.
Rodas de Conversa. Ensino Síncrono Emergencial Remoto. Estratégias Pedagógicas. Formação Docente.