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USO DA SIMULAÇÃO PARA O ENSINO DE ENGENHARIA: APLICAÇÕES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS;
FERNANDA GOBBI DE BOER GARBIN, ADRIANA JUSTIN CERVEIRA KAMPFF;
COBENGE21
[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)
[249] 05.2. Educação digital
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia, publicadas em 2019, destacam o ensino por competências, as metodologias ativas e o uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. Para adequar os currículos às demandas apresentadas no documento, discussões no meio acadêmico quanto à qualidade e inovação do ensino têm sido promovidas. Para contribuir com essas discussões, o presente estudo busca, por meio da revisão da literatura, caracterizar o uso da simulação para o ensino de engenharia, contribuindo para a adoção de tecnologias e desenvolvimento de competências. Como metodologia utilizou-se o Mapeamento do Estado de Conhecimento a partir da Revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Nove artigos foram analisados, possibilitando observar os objetivos da simulação, competências desenvolvidas e outras metodologias de ensino utilizadas em conjunto à simulação.
tecnologia, simulação computacional, competência, ensino de engenharia