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ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA OFERTA DE CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL E SEUS INGRESSANTES E CONCLUINTES ENTRE 2013 E 2019, PRÉ-PANDEMIA;

MARCELLO NITZ DA COSTA, ROSSANA RIBEIRO DO PRADO RAFFAELLI;

COBENGE21

[65] 01. Projeto pedagógico e gestão de cursos

[237] 01.4. Gestão de cursos

Com base nos microdados do INEP, realizou-se uma análise da evolução dos números de cursos, de alunos matriculados, ingressantes e concluintes dos cursos de engenharia do País de 2013 a 2019. São informações importantes para gestores e formuladores de políticas públicas. Havia 4328 cursos em 2013, sendo 3.162 de IES privadas. Essa oferta aumentou significativamente, ano após ano, até atingir 7027 cursos em 2018, apesar de o número de ingressantes ter passado a cair a partir de 2015. Em 2019, eram 7.087 cursos, o que mostra uma desaceleração desse crescimento. Os cursos concentram-se na região sudeste: 46,9% do total em 2019. Os cursos no turno noturno representavam 51,5% em 2019. A oferta de programas a distância apresentou crescimento expressivo de 2018 para 2019, passando de 65 para 287, com predominância das habilitações produção (26,5%), civil (21,9%) e elétrica (16,7%). A evolução do alunado de engenharia experimentou forte crescimento de 2013 a 2016, quando atingiu 1,45 milhão de estudantes matriculados. Porém, esse número tem caído devido à redução do número de ingressantes. Em 2013, houve 76 ingressantes por curso, mas essa relação caiu para apenas 36 em 2019, sendo de apenas 32 nas IES privadas, o que sinaliza a dificuldade de se manter esses cursos em funcionamento. O indicador "conversão de 5 anos", que é a razão entre o número de concluintes de um ano e o de ingressantes 5 anos antes, foi de apenas 36,6% em 2019, um número muito baixo, devido, principalmente, à alta evasão.

Microdados do INEP. Censo da educação superior. Cursos de engenharia. Gestão da educação superior.
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