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Os resultados de um laboratório de circuitos digitais remodelado para atividades práticas realizadas à distância, em tempo real, por imersão físico-virtual;
REGINALDO ARAKAKI, FELIPE VALENCIA DE ALMEIDA, VICTOR TAKASHI HAYASHI, PAULO SERGIO CUGNASCA, EDSON TOSHIMI MIDORIKAWA;
COBENGE21
[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)
[253] 05.6. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
Esse artigo descreve a transformação de uma disciplina de laboratório onde os alunos trabalham em pares para experimentação prática de circuitos digitais para o contexto da pandemia provocada pela COVID-19. O resultado foi a adoção de plataformas digitais que integraram os alunos às bancadas com resultados bastante positivos. Os indicadores coletados evidenciam os seguintes aspectos de aprendizado: a) organização de grupos de alunos, considerando o acesso remoto; b) os conceitos transformados em atividades experimentais, cujo desempenhos dos alunos são evidenciados por dados; c) as imersões dos alunos, cada um de sua casa, manipulando por meio de plataformas digitais os elementos de circuitos e os instrumentos de laboratório; d) o ciclo de projetos por duplas criando o clima de projetos independentes, com ritmo orquestrado pela equipe de professores, monitores e técnicos; e, por fim, e) a apresentação final dos projetos desenvolvido sobre os conceitos experimentados nas aulas iniciais. Dessa imersão, o grande destaque aparece no desenvolvimento das habilidades adicionais requeridas na formação profissional: comunicação, colaboração, planejamento, entregas, gestão de tempos e de complexidade e divulgação dos resultados.
Laboratório digital, integração físico-virtual, experimentação à distância, hard skills